Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-06-2024
    Vitória da Amdesp e da Ampetra
    Detran-SP revoga exigência de CNPJ para médicos e psicólogos credenciados junto ao órgão
  • 21-06-2024
    Fenol
    Cremesp ingressa na Justiça Federal e pede proibição da Anvisa para venda do produto a não médicos
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • 17-06-2024
    Atividade médica
    Representantes das Comissões de Ética participam de encontro e tiram dúvidas sobre atuação nas instituições 
  • Notícias


    10-05-2024

    Reunião

    Plenária do Cremesp recebe visita de Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de SP



     

    Um panorama da Saúde no Estado de São Paulo, incluindo as questões relacionadas à formação e Residência médica, a abertura indiscriminada de novas escolas e o decreto nº 11.999/24, que reduz a representatividade médica na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), foram temas do encontro dos conselheiros do Cremesp com o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva. Ele esteve presente na reunião plenária do dia 9 de maio, na Capital, coordenada pelo presidente do Conselho, Angelo Vattimo.

    Paiva relatou que tem enveredado esforços para otimizar e colocar em funcionamento os leitos já existentes, investindo na manutenção e na construção de novos hospitais. Também afirmou que fez reajuste de honorários da Tabela SUS Paulista, que se encontravam defasados, mas que estão ainda abaixo dos valores praticados pelo mercado.


    A vice-presidente, Maria Alice Scardoelli; a diretora 1ª secretária, Irene Abramovich; o secretário de Estado da Saúde de SP, Eleuses Paiva; o presidente, Angelo Vattimo; e o diretor 1º tesoureiro, Pedro Sinkevicius Neto, durante sessão plenária na sede do Cremesp. 

    A plenária também tratou do decreto federal nº 11.999/24, que alterou a composição da CNRM e foi alvo de repúdio das entidades médicas por eliminar a paridade entre os membros do Governo e das entidades médicas. Essa condição põe em risco as aprovações sobre o tema, incluindo a abertura de novas Residências e sua matriz de competências. Vattimo destacou que esta mudança coloca em risco o programa de Residência Médica e a formação dos novos especialistas. Representantes do Cremesp estiveram em uma reunião da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), que aconteceu na Associação Médica de Brasília (AMBr), em Brasília, no dia 7 de maio, sobre o tema. Saiba mais sobre esta audiência

    O Brasil contava com 373 escolas médicas até 16 de maio de 2023, de acordo com o site Escolas Médicas do Brasil. Esta estimativa coloca o país no segundo lugar no ranking entre os países com mais faculdades de Medicina no mundo, atrás apenas da Índia.

    Na reunião com o secretário, além de Vattimo, participaram Maria Alice Saccani Scardoelli, vice-presidente; Irene Abramovich, diretora 1ª secretária; Pedro Sinkevicius Neto, diretor 1º tesoureiro; Joaquim Francisco de Almeida Claro, coordenador do Departamento Jurídico; Mario Antonio Martinez Filho, coordenador das Delegacias Metropolitanas; Rodrigo Lancelote Alberto, corregedor; e os conselheiros Angelo Fernandez, Chien Yin Lan, Ciro Gatti Cirillo, Cristina Prata Amendola, Daniel Kishi, Eliandre Costa Palermo, Edson Umeda, Fabio Sgarbosa, Mario Mosca Neto, Marise Pereira da Silva, Paulo Henrique Pires de Aguiar, Roberto Rodrigues, Rodrigo Souto de Carvalho e Sandro Scarpelini.


    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 923 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 589 usuários on-line - 923
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.